PERDAO E CULPABILIDADE
(1 Coríntios 4 :4)”Porque em nada me sinto culpado”
Que alegria quando nos sentimos livre de culpa! Quando abordamos o tema do perdão ,descobrimos muitas perguntas incríveis ligada as conseqüências do perdão.Curiosamente,logo após ter liberado perdão para outra pessoa (que as vezes o rejeita),a culpabilidade vem se instalar no nosso coração .
Você não acha que fez o suficiente? Você acha que agiu erradamente ? Esses pensamentos e perguntas insidiosos terminam colocando nas nossas costas um terrível jugo de culpabilidade.
Na minha adolescência cheguei a fazer coisas que não agradava a Deus por não ter conhecimento da verdade. Tinha discutido com palavras duras com minha professora de Espanhol.Era muito amiga com minha mãe e na verdade,esse conflito chegou a separar nossa família e nao mais nos aproximar.
Mas quando me converti,após alguns anos,pensei naquela situação. E pensei:” Preciso voltar a falar com ela para pedir perdão “.
Fiz o possível para me aproximar dela e liberar aquilo que para mim seria um alivio e também uma oportunidade de mostrar que era outro homem.
Mas ela não quis me ver ,nem menos aceitar meu perdão. Tentei insistir mas meu esforço era em vão.
Hoje entendo que mesmo que minha atitude fosse louvável e necessária aos olhos de Deus (porque minha consciência me pesava),minha responsabilidade era pedir perdão para liberar meu coração .
Que você tenha que resolver esse problema com cristãos ou não ,se você deve pedir perdão ,faça-o. Perdoar não é uma sugestão divina mas sim uma obrigação para ser-mos perdoados pelo pai. Nem sempre sentimos vontade de perdoar! Mas quem vive segundo o seus sentimentos e propria vontade perecerá .
Nao aceite entrar no jogo de alguns que buscam lhe manipular e culpabilizar.
O fato de perdoar nos libera! Se a outra pessoa prefere viver na prisão ,não se sente culpado (a) por isso! Foi ela que escolheu e não você!
O que fazer neste caso?
Ore por essa pessoa. Não tenta de maneira alguma reatar o relacionamento com esse tipo de pessoas que rejeitam a pratica do perdão .
Manter uma certa distancia com ela é preferível .
Amem essas pessoas o suficiente para orar por elas , mas mesmo assim, não deixa a culpabilidade corroer seu coração e alma.
Uma oração para hoje:
Senhor venho depositar a minha culpabilidade aos teus pés. Amem.