O BAMBU
Amados irmãos,
Sinto no meu coraçao para meditar-mos hoje sobre a morte do meu EU !
Que tal?
Escrevi no meu novo livro uma passagem que vou compartir com vocês a respeito disso. Leia com atenção! E responde-me.
O BAMBU
Nos morros do Rah, na Índia, as arvores de valor são geralmente marcados pelo nome do proprietário. Para conduzir a agua das montanhas até os vilarejos ,se usa canos de bambu ajustados uns aos outros na sua extremidade, apôs tê-los completamente cavados por dentro e esvaziados.
Um lindo bambu se erguia acima de muitos no pé da montanha. Suas folhas resplendiam com toda força e balançavam na brisa da noite. Estávamos admirando-o quando de repente, um leve sussurro vindo das suas folhas se ouviu e podamos discernir as palavras seguinte: "Vocês admiram a minha alta estatura e a beleza das minhas folhas falava ele ;mas não tenho como me orgulhar disso ! Tudo o que eu sou , eu o devo a meu mestre e a seus ternos cuidados. Foi ele que me plantou neste moro e minhas raízes cravaram até chegar nas fontes escondidas onde elas bebem aguas vivas sem parar para nutrir-me".
Vocês conseguem ver essas arvores ressecadas ,bem longe ?
As raízes delas não atingiram ainda as fontes de agua vivas . Desde que as minhas raízes tem encontrado as aguas escondidas, não precisei de mais nada. Você prestaram bem atenção sobre aquilo que esta escrito no meu tronco? Observai de perto e veras que foi escrito o nome do meu Senhor , bem na profundidade da minha casca .
Esta operação foi dolorosa e me pergunto as vezes o porque tinha que sofrer tanto. Mas era a mão do meu mestre que carregava a faca, e quando terminou , percebi que aquele nome era o próprio nome dele inscrito no tronco ...
Desde então, entendia o quanto me amava; ele queria mostrar para todos que eu lhe pertencia pessoalmente. Teria razoes de me glorificar por ter um mestre como esse?
A arvore ainda estava falando quando de repente percebamos o mestre, com um “machado” afiado na mão ,em pé perto de nos. Ele olhava com amor aquela arvore que tinha plantada.
"Preciso lhe usar, disse ele, aceitaria oferecer a tua vida sem reserva ?"
"Mestre ,respondeu a arvore, sou todo seu, mas em que poderia ser útil? "
"Preciso de ti, disse o mestre, preciso de ti para transportar minhas aguas vivas onde a terra é árida e seca ."
"Mas como faria isso mestre? Consegui viver das tuas aguas pelas minhas raízes , estender os meus braços na direcção do teu Céu para beber das tuas aguas refrescantes, mas como alimentar os outros pelo fato de ter somente agua necessária para mim?
A voz do mestre entoou com ternura dizendo: "Eu só poderei lhe usar com uma única condição, é que o aceite com grande alegria; para alcançar essa meta, preciso te cortar , arrancar sua folhagem e levá-lo longe daqui num moro isolado onde haverá ninguém para te cercar e lhe amar.... Somente erva e espinhos.
Estou na obrigação de usar essa faca cruel para retirar do seu coração todos os obstáculos que impedem o fluir da passagem da agua viva que deve fluir em ti e de ti para alcançar os outros.
Você pensa que morreras? É verdade, morreras ,perderas a tua própria vida, mas é o único jeito para que a minha pura agua possa fluir continuamente a traves do teu ser.
Perderas a tua beleza, teu parecer e grande formosura mas em contrapartida , trairá refrigério as pobres almas sedentas que bendirão o mestre sem que elas olham necessariamente para você. Consentirias a este despojo , a esta morte ?"
Reteve minha respiração para ouvir a resposta da pobre arvore.
"O mestre, tudo o que tenho te pertence respondeu ele e te devo tudo isso ! Si você precisa de mim, lhe darei com alegria minha vida! Se pela minha morte, conseguirias fazer circular em outras almas esse rio de aguas vivas refrescantes , sim , estaria disposto a morrer ! Eu sou teu , faz de mim aquilo que te agrade mestre amado."
A expressão facial do mestre se tornou ainda mais terna ,quando tomando seu machado em mão , fez cair por terra o magnifico bambu .
A cada golpe ,este falava bem baixo: que se faça a sua vontade mestre".
Apôs isso , o mestre o despojou da sua sumptuosa folhagem e o pobre arvore ficou triste e nu ...
Com rosto iluminado e carregado de amor , o mestre se voltou para ele , o tomou no seus ombros e o levou bem longe até a montanha.
Por amor a seu mestre , a arvore consentia com tudo , sussurrando assim : “ O mestre onde o Senhor quiser!
Quando chegaram no lugar longínquo e isolado , o mestre parou e pego nas suas mãos uma ferramenta que cortava e perfurou o coração do bambu porque queria cravar um canal para que sua fonte de aguas vivas possa fluir sem impedimento até a terra seca. Cheio de amor e profunda ternura , ele bateu a duas ocasiões o coração da sua arvore ,até que alcance abrir – o de uma extremidade a outra.
O levantou da terra e o levou como se carrega um ferido morrendo no lugar onde jorrava uma fonte de aguas claras como cristal , mas ignorado de todos.
O mestre fixou uma extremidade do bambu, na fonte onde jorrava esta agua , e esta pude então fluir do próprio coração da arvore , fluindo sem barulho e sem parar ....
O mestre estava plenamente satisfeito .
Foi buscar outras arvores sobre os morros verde , mas muitos bambus ,temendo a dor , se inclinaram na beira do caminho ,mas outros ao contrario diziam: “Mestre , confiamos em ti, que se realiza em nos a sua vontade".
O mestre recomeçava a mesma operação para cada uns deles . Na medida que uma nova arvore estava no seu lugar , a fonte de aguas vivas jorrava a traves de todos os corações quebrantados para alcançar a terra seca , onde aqueles que estava morrendo de sede poderiam beber a vontade .
As boas novas chegaram rapidamente : as aguas vivas esta chegando , a grande fome acabou , venham todos , venham logo !".
Todas essas almas sedentas foram para beber as aguas e reviveram!
Vendo isso ,o coração do mestre se alegrou , e dando –se a volta , falou com ternura: Quer desistir da solidão e sofrimento ?!
"O mestre , meu mestre respondeu a arvore, mil vezes não , e se tivesse ainda mais vidas , eu as darias todas para ter a alegria de estar a teu serviço e de regozijar o teu coração ".
Caro leitor , esse mestre é o nosso Senhor Jesus Cristo ,o filho de Deus que veio na terra para salvar os homens pecadores e perdidos que somos todos. Jesus não hesitou de dar sua vida para salvar miseráveis como nos .
Ele tomou sobre Ele o peso da nossa culpabilidade e de nossa condenação . Seu sacrifício sangrento foi o preço pago por nos para nos oferecer o pleno perdão de Deus e a vida eterna .
O resto da revelação da ilustração ,eu lhes deixo refletir.
Pr Chris Duran