ANDA TRENZINHO !
(Lucas 15:11) ..E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
Essa historia do Filho prodigo é semelhante a esta que vou lhe contar.
É a historia de um velho e sábio homem que poderia estar curtindo os seus dias com as suas lindas e imensas propriedades que possuia , mas a sua missão e maior prazer é dirigir a sua amada locomotiva. Ele cuidava dela como algo de muito valor, embora sendo um pedaço de ferro. A locomotiva era muito grata em receber tanto cuidado do velho homem. Não lhe faltava nada, de vez em quanto, passava por uma revisão básica e raramente algumas peças quebravam mas SEMPRE havia um jeito para concerta-la .
O trem era tão poderoso que tinha força para arrastar mais de 100 vagões carregados de comida para alimentar as regiões pobres do País .
A locomotiva tinha sentimentos e desejos e o seu dono sempre respeitava o livre arbitrio dela. Todos os dias, antes de cumprir a sua missão, o velho homem dizia para ela:''
SEMPRE TERÁ JEITO PARA QUE EU TE USE , MAS O DIA QUE VOCÊ SAIR DO TRILHO NÃO PODERÁS MAIS CORRER NEM CONDUZIREI MAIS A SUA VIDA . "
Passaram-se um tempo e a locomotiva gradativamente perdia o foco e se distraia olhando os carros que paravam ao cruzar-se com eles. Os carros e caminhões tinham um grande respeito e admiração por ela devido ao poder e velocidade que ela possuía. Mas sempre existia uma cerca entre ela e eles.
Um dia entrou no seu coração o desejo de ser igual a um caminhão e pensou (enquanto o velho estava usando-a para sua missão) :
"
Já me cansei andar SEMPRE nesse mesmo trilho, limitado. Quero correr igual a esses caminhões ,embora serem mais lentos, eles são livres e fazem o que lhe aprazem! "
Desde aquele dia, o velho e sábio homem percebia que a maquina não respondia como antes diante os seus comandos e execuções. No passado, o sincronismo e a sensibilidade da locomotiva com seu dono era tanta que qualquer possibilidade de desencarrilar era nula.
Mas a locomotiva já demorava em responder aos movimentos e execuções do seu dono por tanto olhar os caminhões e se admirar da liberdade que possuíam . Todos os dias ela passava em frente do mesmo caminhão que tanto focava. Mas ela não sabia que o dono desse caminhão e o seu motorista tinham maus intenções.
Percebendo que o trem olhava pra ele, pensou o motorista do caminhão :"
Essa carga riquíssima que esta locomotiva carrega me interessa e a terei para mim e os meus amigos depravados."
Chamando a sua atenção durante um tempo , no dia que a locomotiva menos esperava , o motorista desceu sorrateiramente do caminhão sem ninguém perceber e enfiou no trilho do trem uma pedra de tropeço em forma de barra de metal. Naquele dia, vindo com grande velocidade, o velho homem experiente,
de longe percebeu o perigo e avisou a locomotiva para freiar, mas ela, consumida por um desejo desenfreado de "
paquerar" ,não respondeu a manobra do dono desesperado.
O acidente foi inevitável e o trem desencarrilhou deixando cair todos os recursos e alimentos que milhares esperavam na cidade. o dano foi tanto que sairam do trilho junto com ele mais de 60 outros vagões que estavam debaixo do seu cuidado.
O velho homem terrivelmente machucado saiu da sua locomotiva e chorando por ela, chamou outra para retomar os vagões que não haviam saído do trilho e completar a missão.
Planejando roubar a mercadoria, o dono do caminhão se precipitou violentamente junto com os seus cúmplices para recuperar toda a carga caída e espalhada no chão. E seriamente ferida, a locomotiva caída e virada de lado chamou o caminhão encostado que estava recolhendo tudo o que era dela e disse :"
Me leva com você nos lugares que não conheço ! ? "
E o caminhão responde :"
Vem então e me segue !"
"
Não posso respondeu a Locomotiva !
Endireita-me e pede ao teu dono de me ajudar para que eu te siga !"
O caminhão pergunta para o seu dono
:" Podes ajudar-la ?"
Respondeu o dono mau : "
A minha missão foi esta, tomar o que era dela, agora vamos e faz o que eu te peço!"... E se foram.
Chegou a policia e levaram a locomotiva junto com o seus vagões que saíram do trilho pro ferro velho, por ter sido danificados pelo impacto.
Abandonada no ferro velho, sem carvão algum para funcionamento do seu motor, toda deformada pelo trauma do acidente ,lembrou o quanto era feliz quando andava fazendo a sua missão ,correndo no trilho estreito no qual dependia para andar. Lembrava do cuidado do velho e apaixonado homem que cuidava dela. Mas tudo tinha acabado. Aquela expectativa de ser como um caminhão resultou na maior frustração da sua vida, porque aquilo que tanto focava e esperava atenção, se tornou um instrumento para o seu próprio despojo .
Magoa da vida, desejo de morrer, ressentimento e revolta habitava no seu machucado coração. Parecia que tudo estava acabado...
Sem aguentar mais a situação a locomotiva acionou as suas últimas forças para assobiar .
Bem de longe, o velho homem assentado na sua mesa e reunido com seus filhos parou e disse: "
Reconheço o som desse assobio ! É a minha formosa e linda locomotiva que me deixou anos atrás na mão por desobediência , mas ela esta clamando !"
Tomado por lindas lembranças e compaixão, mandou os seus filhos pro ferro velho para saber o que a locomotiva queria.
Chegando lá, os 100 homens pararam em frente da locomotiva já bem enferrujada com o tempo . Ao ver uma semelhança com o dono que conhecia tão bem no passado disse:"
Vocês são os filhos daquele que um dia conduzia a minha vida ?"
"
SIM, somos. Em que podemos lhe ajudar ? "
Disse ela:"
Me fazem andar, quero correr novamente, trazem carvão para que volte a ser aquilo que eu fui, por favor. Eu não tenho força mais para mexer as minhas rodas e gastei a minhas ultimas forças chamando !"
Responderam um dos filhos :"
O carvão não lhe servirá pra nada se você não voltar em primeiro lugar a sua posição original : O TRILHO ! Queimar carvão seria desperdício porque você não pode andar no lugar onde você esta, você é trem e não caminhão. Você foi concebido antes de você existir como projeto desenhado e criado pelo nosso engenheiro Pai para andar somente nesse trilho. "
Entristecida a locomotiva responde :"
Isso quer dizer que não tenho mais chance ? Como voltar nesse caminho se estou sem força para me inserir nele. E quem me colocará Nele ?"
Disse um dos filhos : "
Nós vamos te carregar até o trilho : o famoso caminho estreito que lhe trazia tanto gozo. Por isso fomos enviados, ainda que não tenhas forças suficiente para voltar, precisarás dos nossos braços fortes e gruas para te reincidir na posição inicial onde o nosso Pai poderá lhe usar como foi no seu passado ! Só que para isso, você terá que cooperar e se deixar carregar sem resistência porque você é uma carga pesada ! "
Com lagrimas escorrendo, a locomotiva não recusou a oportunidade e disse :"
E os outros que saíram comigo ?"
Disse um dos filhos :"
Se lhes dará também essa mesma chance se assobiarem como tu fizestes e ouviremos também o clamor deles onde estivermos ."
Com certa demora e perseverança da parte dos filhos, após alinhar diligentemente as rodas do trem e enserir-la minuciosamente no trilho, apareceu o velho homem, carregado de amor e compaixão pelo projeto que anos atrás havia criado, com muito carvão ,madeira na mão e fósforo .
Constrangida pela culpabilidade do erro passado, a locomotiva olhou o velho homem se aproximar. E este abraçou-a , a beijou ,entrou nela e abriu a tampa do fogão e enfiou lenha e carvão até não caber mais .
E disse o velho homem :''
Lembras que lhe avisei que fora do princípio do trilho que inventei, não poderías correr ? Saiba que tudo se fez novo ,tenho fontes de lenha inesgotável e fogo nas minhas mãos ! Bora ! A jornada não acabou e assobia com todas as suas forças avisando ao mundo que estou voltando ! "
UMA REFLEXÃO PARA HOJE:
Como disse Jesus :"
(Marcos 4:33) E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.
34.E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.
Você é a locomotiva e criação do Pai, volta ao trilho do caminho estreito :
a própria palavra de Deus . Fora do princípio da palavra "
trilho", nada podemos fazer, nem correr , nem alcançar os nossos sonhos. A igreja (
100 filhos) estará
SEMPRE disposta a lhe carregar para lhe posicionar, custe o que custar. Não pense em correr, nem receber resposta de Deus antes de estar no trilho da sua palavra. O fogo do Eterno voltará a queimar no dia em que estiver novamente no caminho. Bora locomotiva amada, seja sensata !
Pr Chris Duran.